sábado, 25 de maio de 2024

Spotify anuncia uso de IA para tradução de podcasts em outros idiomas

Em comunicado, o Spotify divulgou durante a segunda-feira (25) que através do uso da inteligência artificial (IA) irá recriar as vozes de podcasters em outros idiomas.  A tecnologia utilizada pela ferramenta de tradução é o Whisper, da OpenAI.

Os discursos em inglês serão apresentados em outras línguas. Primeiro, a ferramenta será usada para adaptar conteúdo de episódios em inglês para espanhol. A previsão é de que nas próximas semanas, a ferramenta também seja expandida para francês e alemão.

Entretanto o lançamento não menciona a disponibilidade da ferramenta em português brasileiro. Sendo assim, é possível que o suporte ao idioma não esteja nos planos da empresa ainda.

Whisper

Para realizar as traduções será utilizada o Whisper, a tecnologia capaz de traduzir conteúdo em inglês para outros idiomas, e vice-versa. Ela também é capaz de transcrever o conteúdo, a ferramenta do Spotify reproduz o texto adaptado numa voz sintética.

“Ao combinar a voz do próprio criador, a Voice Translation dá aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e se inspirar em novos podcasters de uma forma mais autêntica do que nunca”, pontuou o vice-presidente de personalização do Spotify, Ziad Sultan, em comunicado.

Leia também:

Inteligência artificial permite transformar áudios de WhattsApp em textos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Como usar IA Gemini para resumir vídeos

O Gemini é um chatbot de inteligência artificial do...

Apple anuncia Novos recursos de acessibilidade para 2024

A Apple revelou novos recursos de acessibilidade que estarão...

10 estratégias para auxilar nas vendas online

O e-commerce se tornou um importante filão para o...
g