...

Internet 5G pode ser entregue antes do tempo previsto, diz Anatel; usuários relatam instabilidade

A implementação do 5G no Brasil completa um ano e avança rapidamente. Todo o projeto pode ser concluído antes do previsto no edital do leilão. Quem afirma é Moisés Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações, (Anatel).

Todas as capitais ativaram o sinal do 5G, mas ainda faltam cidades do interior e de acordo com o cronograma inicial, todo País deve ter a cobertura até 2029. Após as capitais, a implantação do serviço vai ser nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

5G em Vitória

Mas em Vitória, uma das primeiras capitais a liberar o sinal, como anda a cobertura?

Na capital, as áreas atendidas pelo sinal, são divididas entre as operadoras. A Claro, por exemplo, atende Ilha do Boi, Praia do Canto, Santa Lúcia. Aí entra algumas reclamações.

“Se trocar de bairro, sair de Santa Lúcia e ir pra Bento Ferreira, o sinal já cai pro 4G. O sinal é muito instável”, destaca o estudante João Marcelo Costa. E o problema no sinal é justificada.

Sobre a intermitência de sinal relatada por alguns consumidores, o conselheiro disse que a Anatel acompanha a qualidade do serviço. Entre as razões, podem estar a baixa densidade de antenas neste momento e o uso de celulares que não estão aptos para o 5G.

Para o coordenador de infraestrutura da Conexis Brasil Digital, Diogo Torres, ainda é preciso avançar nas legislações municipais de antenas. Segundo ele, mais de 300 cidades têm leis sobre o assunto, mas poucas seguem as diretrizes federais. De acordo com a Anatel, mais de 1.600 municípios já limparam a faixa de frequência de 3.5 Gigahertz, medida necessária para instalar o sinal.

Leia também:

Elon Musk afirma que vai processar Zuckerberg por plagiar Twitter

 

Arleson Schneider
Arleson Schneider
Arleson Schneider é jornalista desde 2007, nascido e criado na periferia de Vitória. Formado também em contrabaixo, é amante de música e de livros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g