...

NASA desenvolve sistema revolucionário de comunicação com robôs no espaço

A NASA está na vanguarda da tecnologia artificial mais uma vez, desta vez desenvolvendo um sistema inovador semelhante ao ChatGPT, que permitirá que astronautas e controladores de missão se comuniquem com suas espaçonaves e robôs durante missões de exploração em planetas e luas distantes.

A primeira versão desse sistema revolucionário está programada para ser implantada no Lunar Gateway, uma estação espacial que faz parte do ambicioso programa Artemis, cujo objetivo é levar seres humanos de volta à Lua.

Larissa Suzuki, pesquisadora visitante da NASA e diretora técnica do Google, revelou detalhes empolgantes durante uma reunião no Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) em Londres, na Inglaterra. Ela declarou: “A ideia é alcançar um ponto em que possamos ter interações conversacionais com veículos espaciais e que eles também respondam a nós sobre alertas e descobertas interessantes que encontrarem no sistema solar e além”.

O sistema contará com uma interface de linguagem natural que permitirá aos controladores de missão e astronautas se comunicarem com facilidade, em vez de terem que consultar manuais técnicos complexos para obter respostas e informações relevantes. A pesquisadora acredita que o sistema fornecerá orientações sobre exploração espacial e até mesmo sugestões para manobras mais desafiadoras.

“A espaçonave fará atualizações colaborativas com base nas observações de outras espaçonaves. É uma abordagem de aprendizado distribuído – aprender colaborativamente sem a necessidade de enviar todos esses dados de volta para a Terra”, explicou Suzuki.

Um artigo publicado pelo The Guardian destaca que a pesquisadora está investigando como implementar o aprendizado de máquina no espaço, onde ainda não é possível processar grandes quantidades de dados com supercomputadores.

Ela explicou que um método conhecido como aprendizado federado poderia permitir que vários robôs, enquanto buscam por água ou minerais em um planeta distante, compartilhem conhecimentos e informações entre si, ampliando assim o poder e a eficiência de suas descobertas.

Esses avanços promissores na comunicação e no compartilhamento de conhecimentos no espaço abrem portas para futuras missões exploratórias ainda mais eficientes e impactantes. A NASA continua a impulsionar os limites da tecnologia, possibilitando a exploração espacial em uma escala totalmente nova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g