quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Inteligência artificial faz diagnóstico de resfriado pelo tom de voz

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Sardar Vallabhbhai em Surat, Índia, desenvolveram uma nova aplicação de inteligência artificial capaz de determinar se uma pessoa está ou não resfriada através de sua voz ao telefone. Essa ferramenta foi projetada como um recurso para telediagnósticos e pode ter um grande impacto no mundo do trabalho.

Segundo a revista britânica The Economist, que divulgou a novidade na semana passada, o diagnóstico de “voz resfriada” poderia teoricamente desmascarar um empregado que estivesse tentando obter uma folga ao tossir dramaticamente ao explicar ao seu chefe o motivo de sua ausência no trabalho.

Além disso, os cientistas afirmam que essa tecnologia pode diagnosticar um resfriado comum à distância, sem a necessidade de visitas caras e demoradas a um médico. A aplicação da IA também pode ser estendida a outras condições, como a doença de Parkinson, depressão e alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço que afetam os padrões vocais.

Como a IA consegue diagnosticar resfriados pela voz?

Os cientistas treinaram a IA com vozes de 630 pessoas.

Para treinar a inteligência artificial, os cientistas coletaram as vozes de 630 pessoas na Alemanha, incluindo 111 pessoas com resfriado. A equipe de pesquisa partiu do princípio de que a voz humana é como um instrumento musical, produzindo múltiplas frequências de som que nunca atingem uma nota completamente pura, mas sim harmônicos agudos. Esses harmônicos formam padrões matemáticos que são múltiplos da nota original e dão ao som seu timbre característico. Na fala humana, os harmônicos tendem a diminuir à medida que a frequência aumenta, e a pesquisa descobriu que uma infecção por resfriado altera a forma dessa atenuação.

Os participantes foram divididos em espectros de comprimento de onda, permitindo que os cientistas identificassem a frequência dominante e seus harmônicos. Os algoritmos de aprendizado de máquina foram então usados para descobrir padrões que permitissem distinguir as vozes “resfriadas” das vozes saudáveis. Dessa forma, a IA foi treinada com as diferentes frequências sonoras das vozes para identificar os padrões associados a um resfriado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Espírito Santo terá sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador Renato Casagrande anunciou, nesta quarta-feira (18), a...

Usuários relatam acesso ao X (antigo twitter) após suspensão no Brasil

Diversos usuários do X, anteriormente conhecido como Twitter, relataram...

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427