...

Tecnologia famosa do celular é contribuição da série ‘Os Simpsons’

O seriado animado da Fox já é mundialmente conhecido por suas lendárias premonições e piadas sobre quaisquer situações. Contudo, além de serem conhecidos pela presença de muitas situações ditas como previsões, “Os Simpsons” ainda foram responsáveis por prever uma tecnologia muito utilizada atualmente.

Contribuição para a Apple?

Um dos antigos funcionários da Apple revelou, em uma entrevista ao portal Insider, que foi exatamente isso o que aconteceu. Nitin Ganatra é ex-diretor de engenharia de aplicativos iOS da Apple e, durante sua conversa com o portal de notícias, ele afirmou que um episódio de 1994 foi o responsável pela ideia de implementar essa tecnologia aos celulares.

O episódio em questão é intitulado “Lisa on Ice”. O capitulo conta a história que traz um memorando redigido por dois valentões, Kearny e Dolph, no qual há um relato sobre terem cometido violência contra Martin.

Na verdade, o episódio faz referência a Newton, um aparelho desenvolvido pela Apple no começo dos anos 1990, sendo conhecido como o ancestral do iPhone, que, entre suas diversas funções, prometia o reconhecimento de caligrafia incorreta ou duvidosa entre seu algoritmo.

Ao longo do episódio, o memorando dos valentões é apresentado, e a frase “Beat up Martin” (“Bater em Martin”, em tradução livre) foi corrigida na tela de um aparelho para “Eat up Martha” (“Comer Martha”), sendo a premonição de todas as gafes que o corretor automático já nos colocou em algum momento.

Ainda que o ex-diretor de engenharia da Apple tenha relatado que esse episódio lhe sugeriu uma inspiração, alguns programas e aparelhos já possuíam essa funcionalidade de correção automática e interpretação de caligrafia incorreta ou duvidosa, como por exemplo o Word.

Contudo, os aparelhos da Apple foram os primeiros a terem essa tecnologia implementada em seus celulares. Anteriormente era algo resguardado apenas para programas específicos, mas, com o avanço da tecnologia de forma abrupta entre os anos posteriores, já era algo que poderia ocorrer, como de fato foi.

Novamente “Os Simpsons” apresentam algo que difere da realidade na qual o episódio é transmitido. Seja por intuição dos seus roteiristas ou por premonição como popularmente é falado pela internet, segue sendo fato que o seriado tem um histórico crescente de prever eventos históricos.

Já sabia dessa curiosidade? É mais uma para encaixar em tantas outras sobre a serie animada. Sem dúvidas, a implementação da correção automática ajudou muitas pessoas em diversos âmbitos do uso da tecnologia, da mesma forma que também já causou boas gafes e situações constrangedoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

g