...

Dicas para melhorar sua concentração nos estudos

Se você está se preparando para o vestibular ou até mesmo lidando com a rotina da escola, trabalho, faculdade pode perceber as dificuldades para focar e se concentrar nas demandas.

No dia a dia temos diversos fatos que nos desconectam e que podem tirar toda a nossa atenção, mas existem formas para se concentrar e buscar suas metas. Para isso, selecionamos algumas técnicas e métodos que poderão auxiliá-lo a aperfeiçoar o seu foco.

Método Blurting:

Após ler seus resumos ou suas notas, você deve deixá-los de lado e descansar por um tempo. Ao voltar de sua pausa, apenas escreva tudo o que você sabe sobre o determinado assunto, independente de serem dúvidas ou não. Depois releia os resumos e compare as informações, caso erre ou esqueça de alguma, grife com cores diferentes. No final seu cérebro terá trabalhado a capacidade de armazenar informação.

Técnica Second Brain:

A técnica te ajuda a organizar seus conhecimentos, assim o seu cérebro fica mais livre para armazenar outras informações. O processo contínuo evita o esgotamento e o bloqueio da assimilação de ideias, pensamentos e estudos. Para iniciar a técnica basta pegar um bloco de notas de sua preferência e nomear em pastas como se fossem áreas do seu cérebro e mover o máximo de informação que puder para os blocos.

Técnica de Doodling:

A técnica é bem simples, enquanto você está assistindo uma aula ou lendo o conteúdo, basta rabiscar uma folha de papel. Ao fazer os “doodles” enquanto estuda ou lê, a pessoa mantém as mãos e o cérebro ocupados, o que pode ajudar a evitar distrações e manter o foco no material que está sendo estudado. Os rabiscos servem de ancoragem para a sua memória, você pode até guardá-los para se lembrar o que estava escrevendo quando os fez.

Método Feynman:

O método consiste em pesquisar, encontrar e selecionar o tópico do que você deseja aprender. A partir disso você deve escrever tudo o que você sabe sobre o tema em termos simples e curtos. Após, é preciso organizar toda a informação que você pesquisou e analisou e tentar ensinar este assunto para outra pessoa de forma clara e coerente. Ao final, revise e reflita sobre, assim pode aplicar a técnica assim que tiver as respostas para suas dúvidas.

Técnica Pomodoro:

A técnica se baseia na ideia de dividir o nosso fluxo de estudo em blocos de concentração intensa. Para isso, basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos e estudar ininterruptividade nesses períodos. Ao fim dos 25 minutos, faça um breve intervalo de 5 minutos. A cada 4 ciclos, o tempo de pausa aumenta. Com isso seu cérebro terá maior agilidade e foco durante os estudos.

Leia também:

5 aplicativos que oferecem facilidades para o seu dia a dia

 

Bruno Caetano
Bruno Caetano
Bruno Caetano é estudante de jornalismo, amante de histórias em quadrinhos, curioso desde pequeno pelo desconhecido e um grande observador de histórias reais, se encontrou na rua e nela se tornou poesia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Enem 2024: provas acontecerão em 3 e 10 de novembro

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Dólar cai para R$ 5,13 com a redução do pessimismo econômico no exterior

A redução do pessimismo econômico no exterior e as...
g