Você já participou de um coral ou grupo musical? A coisa mais comum de se ouvir é “não sei nada de música”, como se música fosse somente a parte técnica, a partitura, contar tempos, harmonia e toda essa parte teórica chata. A parte chata é importante, mas não é obrigatória para todo mundo. Há tantos cantores e cantoras por aí que mal entendem o básico sobre exercícios vocais, sobre notas, alcance de tessitura e nada disso os impede de cantar qualquer coisa, de qualquer jeito, e ganhar a vida com isso.
Em tudo que já vi participando de corais, talvez tudo se resume em confiança e se divertir, ainda mais se for um coral de igreja ou comunidade – daqueles que não são profissionais.
Infelizmente, temos esse imaginário de que a música é algo técnico e elitista, só para alguns. Porém, isso não te impede de ouvir as músicas que gosta e cantar junto. Já perdi as contas de quantas vezes vi pessoas cantarem junto com Renato Russo “Faroeste Caboclo”, ou “Evidências” com Chitãozinho e Xororó.
Cantar é basicamente: ouvir, memorizar e reproduzir. Quem está disposto (a) a isso, consegue cantar qualquer coisa, ainda mais se canta em grupos ou corais, as vozes se misturam, onde um não canta o outro canta. Acredito que a parte técnica só deve entrar se você sentir necessidade e vontade de aprender. Quando cantar passa a ser cobrança, ansiedade e frustração, acaba não valendo mais a pena, isso adoece a mente.
Lembra que cantar é confiança e se divertir? Bom, a confiança é saber que você ouviu a música, sabe a letra e consegue cantar junto. E se divertir, nada mais é do que ser leve, cantar deve ser leve. Os melhores exemplos são: cantar no chuveiro; cantar enquanto limpa a casa. Por que cantar enquanto fazemos outras tarefas é algo tão divertido e num grupo/coral não?! A resposta é simples, cobrança, que pode ser uma autocobrança ou do grupo. Se deixa de ser divertido, não vale a sua saúde mental, ainda mais se isso não for o seu trabalho.
Então quando você pensar “não sei nada sobre música”, lembra de alguma música que você gosta, nem precisa saber cantar a música, só precisa gostar de música para poder cantar… E principalmente se algum dia quiser aprender mais sobre música.